IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO MUSCULAR ANTES DA PRÁTICA DAS ATIVIDADES

DN_004_420x260 v2

Para mantermos uma rotina ativa e saudável, precisamos ficar atentos a diversos pontos que fazem toda a diferença para manter o corpo funcionando perfeitamente sem o risco de lesões. Muitas pessoas possuem uma vida ativa e praticam esportes, porém nem todas se atentam a um detalhe que faz toda a diferença na performance e prevenção de lesões, o aquecimento muscular antes da atividade física.

Antes de iniciarmos nossas atividades físicas, como uma corrida pelo parque, por exemplo, nosso corpo se encontra no estado de repouso. Ao iniciarmos o exercício, nosso corpo passa por uma transição de maior atividade metabólica, com o objetivo de proporcionar ao músculo condições para produzir mais energia e adequar esta energia produzida à exigência do exercício. Com isso devemos elevar a temperatura corporal, pois ao atingir a temperatura ideal, as reações fisiológicas importantes para o desempenho motor ocorrem nas proporções adequadas para aquela determinada atividade.

A velocidade do metabolismo aumenta em função da temperatura: 13% para cada grau de temperatura. O aumento da irrigação dos tecidos garante um melhor suprimento de oxigênio e substratos ao tecido. Quando o metabolismo está alto, as reações químicas ficam mais rápidas e mais eficientes. No lado preventivo, o aumento da temperatura resulta em uma redução da resistência elástica e da resistência do atrito. A musculatura, os ligamentos e os tendões tornam-se mais elásticos tornando-se menos suscetíveis a lesões ou rupturas.

O aquecimento é um procedimento que deve ser parte fundamental no início de qualquer atividade, tanto esportiva, recreativa ou laboral. O Arnica Sports HOT com efeito termo ativo foi desenvolvido para  preparar e aquecer a musculatura antes da atividade física, auxiliando a evitar lesões musculares e melhorando a performance. Conte com a linha Arnica Sports para ir mais longe!

 

Ver mais produtos

Ver mais posts